terça-feira, 14 de julho de 2015

Elaboração do vídeo do projeto Sentidos TV UFMG

Depois de resolvermos parar a produção de nossos programas a fim de repensar os sentidos da TV UFMG, fazia-se necessário um comunicado aos nossos seguidores.
Como produzimos material audiovisual, nada mais coerente do que anunciar este momento de pausa para reflexão em um vídeo.

Sentidos TV UFMG
A TV UFMG da Universidade Federal de Minas Gerais está buscando novos olhares, novos sentidos. Conheça o projeto, acompanhe e envie a sua colaboração: www.sentidostvufmg.blogspot.com#SentidosTVUFMG
Posted by TV UFMG on Sexta, 10 de julho de 2015


O conceito inicial era fazer um vídeo simples, leve e dinâmico. O fundo é branco, como o da logomarca da UFMG, e foi escolhido para sugerir a ideia de uma folha em branco, um recomeço. A partir daí foram escolhidas algumas palavras que mantém relação direta com o nome do projeto, “Sentidos”. A princípio, foram escolhidas palavras como “informação” e “referência”. Depois ampliamos para outras que remetem mais diretamente ao ambiente comunicacional contemporâneo, tendo a internet como ferramenta fundamental e que favorece a interação: “colaboração”, a própria “interação”, “conexão” e “você”. Estão presentes também termos que fazem associação com a universidade e como ela deve ser vista hoje por nós: “comunidade”, “diversidade”, “inclusão”.

A primeira versão do vídeo durava 1 minuto e os movimentos para formar as palavras foram considerados lentos por parte significativa dos membros da equipe. Aceleramos então a velocidade, a nova versão ficou com 30 segundos, com as transições de uma palavra para outra acompanhando o ritmo da trilha sonora, escolhida por ser dinâmica, moderna e conter uma conotação de brasilidade, trazida pelos elementos percussivos.

Nossa disposição para colaborações e ideias de qualquer pessoa interessada é explicitada na frase: “estamos bucando um novo OLHAR / acompanhe e colabore com esta reconstrução!”

A logomarca da TV UFMG aparece no final, trocando de cor rapidamente, o que simboliza a ideia de diversidade. Depois, a marca inicia movimentos e sons de batidas de coração, remetendo novamente à ideia de vida. Buscamos um recomeço, mas estamos vivos, pulsando. O nome do projeto fecha a apresentação.


Depois de todas as modificações sugeridas, chegamos a um consenso. O vídeo foi postado no canal da TV UFMG no Facebook e está rodando na programação do Canal Universitário (12 Net/14 Oi TV).

Comente com o Facebook: