FASES

Para realizar o projeto, desenham-se as seguintes fases:

Fase 01 Conhecimento das diretrizes gerais — (07/07/2015) A proposta desta primeira fase é a de ouvir as diretrizes gerais da diretoria do Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais — Cedecom UFMG ao projeto Sentidos TV UFMG.

Fase 02 — Levantamento teórico — (13—21/07/2015) O objetivo da fase é o de realizar a pesquisa, a leitura e o resumo de textos acadêmicos para embasar as propostas de reformulação desejadas. O levantamento e a assimilação dos textos serão realizados pela equipe de profissionais da TV UFMG, em consulta à Internet e à biblioteca da Universidade.

Propõem-se 10 (dez) eixos temáticos para a realização da Fase 02, sendo eles:

1) Universidade no contemporâneo/UFMG;
2) TV Universitária no Brasil/ TVs públicas (atualidades/Comunicação audiovisual pública;
3) Produção audiovisual e novas linguagens;
4) Jornalismo Audiovisual;
5) Redes sociais na Internet (a produção jornalística e audiovisual);
6) Convergência e Transmídia;
7) Plataformas móveis e novas Mídias;
8) Divulgação científica/Comunicação pública da Ciência/ Divulgação institucional.

Fase 03 — Redação e reflexão teórica — (13—24/07/2015) A ideia nesta fase é reunir os resumos realizados pelos membros da equipe da TV UFMG, para a construção do projeto de reformulação e debatê-los, com o intuito de fomentar em conjunto novas ideias.

Fase 04 — Pesquisa por produções audiovisuais exemplares/produções da Universidade — (27—31/07/2015) O propósito desta fase é o de pesquisar e acompanhar produções audiovisuais e telejornalísticas que sirvam como inspiração para a criação de novos produtos e estratégias de divulgação de conteúdo em meio ao contemporâneo cenário transmídia e cibernético. Prioriza-se encontrar produções exemplares para cada eixo temático discutido na Fase 01 do presente pré-projeto. Além disso, planeja-se também levantar as produções audiovisuais da comunidade acadêmica da UFMG, com o intuito de compreender como os diversos sujeitos da Universidade entendem, produzem e circulam conteúdos audiovisuais.

Fase 05 — Consulta à comunidade acadêmica — (08—28/07/2015) Nesta fase, a equipe de profissionais da TV UFMG se reunirá com as principais representações da comunidade acadêmica da Universidade, para ouvi-las e conseguir pensar em como incluir os anseios de tal comunidade na programação da TV.

Fase 06 — Desenho de novos processos e de novos produtos — (08/07—06/08/2015) Com base nos levantamentos teóricos, nas recomendações da diretoria do Cedecom UFMG e nos apontamentos da comunidade acadêmica, a equipe da TV UFMG se reunirá para o desenho de novos processos de produção audiovisual e telejornalística, de uma nova programação e também de novas estratégias de divulgação dos conteúdos produzidos.

Fase 07 — Redação final do projeto — (07—11/08/2015) O objetivo desta fase é reunir a parte teórica com as novas propostas e redigir a primeira versão total do projeto para apresentação.

Fase 08 — Apresentação/adequação do projeto à diretoria do Cedecom UFMG — (12—13/08/2015) A motivação desta fase é apresentar o projeto à diretoria do Cedecom UFMG para apontamentos críticos e posterior adequação do que se julgar necessário.

Fase 09 — Experimentação — (14/08—04/09/2015) Nesta fase, a equipe da TV UFMG testará os produtos e estratégias desenhadas no projeto para ajustá-los e melhorá-los.

Fase 10 — Estreia da nova TV UFMG — Após todas as adequações anteriormente descritas, a TV estreará os novos produtos, de acordo com o que for desenhado e proposto no projeto.

Como forma de experimentação e registro virtual didático do desenvolvimento do Sentidos TV UFMG, cria-se o presente blog para a escrita colaborativa, por parte da equipe da TV. A proposta é tornar o blog público assim que os novos produtos resultantes do projeto estreiem.