REFERÊNCIAS

Confira aqui as referências consultadas e/ou utilizadas para o Sentidos TV UFMG.


  • Sobre a Universidade

BARBOSA, Marcelo Mello. A inclusão e a diversidade no ensino superior. Revista Educação e Mudanças, Goiânia, 2002. Disponível em: <http://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/revistaeducacaoemudanca/article/view/470>. Acesso em 18 jul. de 2015.

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A Universidade da Modernidade nos dias atuais. Revista da Avaliação Superior, Sorocaba, 2009. Disponível em: <http://periodicos.bc.unicamp.br/ojs/index.php/esu/article/view/2192/2314>. Acesso em 17 em jul. 2015.

Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Ministério da Educação, Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf >. Acesso em 20 de jul. 2015.

BOHRER, Iza; PUEHRINGER, Janaina Orso; SILVA, Daniele; NAIRDOF, Judith. A história das universidades: o despertar do conhecimento. Buenos Aires, 2008. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/jne2008/Trabalhos/114.pdf>. Acesso em 18 de jul. 2015.

RIBEIRO, Renato Janine. A universidade e a vida atual: Fellini não lia livros. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2003.

NICOLINI, Alexandre. Educação, os novos desafios da universidade, Revista de Administração da Empresa, Campinas, 2004.

SANTOS, Adilson Pereira dos. Políticas de ação afirmativa, novo ingrediente na luta pela democratização do ensino superior: a experiência da Universidade Federal de Ouro Preto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2011. Disponível em:<http://www.andifes.org.br/wpcontent/files_flutter/1372360898dissertacaoAdilsonUFOP.pdf . Acesso em 19 de jul. de 2015.

ROSA, Chaiane de Medeiros. Políticas Públicas para a educação superior no governo Lula. Revista Poesis Pedagógica, Catalão, 2013. Disponível em: <www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/download/27005/1542>. Acesso em 18 de jul. 2015.

SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos. Universidade: Por que e como reformar? Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003. Disponível em: <http://www.ufv.br/reforma/doc_ru/CarlosAntunes.pdf>. Acesso em 17 de jul. de 2015.

MELLO, Alex Fiúza; FILHO, Naomar de Almeida; RIBEIRO, Renato Janine. Por uma universidade socialmente relevante, Ministério da Educação, Brasília, 2009. Disponível em: <http://educacao.gov.br/dmdocuments/cne_alexfiuza.pdf>. Acesso em 18 de jul. de 2015.

DIVERSA, REVISTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Belo Horizonte: CEDECOM/UFMG, 2013. N. 20, Ano 12, abril de 2013.
BOLETIM UFMG. Belo Horizonte: CEDECOM/UFMG, 2014. N. 1876; Ano 40; setembro de 2014.


  • Sobre TV Universitária e TV Pública

ABTU. Dossiê TV Universitária: 45 anos de experiência. Revista ABTU: TV Universitária + TV Pública, Associação Brasileira de Televisão Universitária, São José dos Campos, 2013. Disponível em: <http://www.abtu.org.br/WebSite/wp-content/uploads/2013/07/Revista-ABTU-00.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.

ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. TV Universitária: A Televisão da Universidade. XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, Curitiba, PR, 2009. Anais... Curitiba, PR. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0024-1.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2015.

ALIMONTI, Veridiana. Vai sair o Canal da Educação. Mas não era um canal público?. Carta Capital, 30 maio 2015. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/vai-sair-o-canal-da-educacao-mas-nao-era-um-canal-publico-3956.html>. Acesso em: 17 jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4117.htm>. Acesso em: 15 jul. 2015.

BRASIL. Decreto-lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0236.htm>. Acesso em: 15 jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 8.977, de 6 de janeiro de 1995. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8977.htm>. Acesso em: 15 jul. 2015.

BRASIL. Decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5820.htm>. Acesso em: 15 jul. 2015.

BRASIL. Lei nº 11.652, de 7 de abril de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11652.htm>. Acesso em: 17 jul. 2015.

BRASIL. Portaria nº 24, de 11 de fevereiro de 2009. Disponível em: <http://www.mc.gov.br/portarias/26730-portaria-n-24-de-11-de-fevereiro-de-2009>. Acesso em: 17 jul. 2015.

BRASIL. Ginga Brasil. Ministério das Comunicações, 21 fev. 2014. Disponível em: <http://www.mc.gov.br/ginga-brasil>. Acesso em: 21 jul. 2015.

BRASIL. Ginga BR.Labs. Ministério das Comunicações, 20 jun. 2014b. Disponível em: <http://www.mc.gov.br/ginga-brasil/ginga-br-labs>. Acesso em: 21 jul. 2015.

BRASIL. Portaria Interministerial nº 2.098 de 14 de maio de 2015. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=40&data=15/05/2015>. Acesso em: 15 jul. 2015.

BRASIL, Antônio. Universidades odeiam a televisão. Observatório da Imprensa, 20 nov. 2002. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/universidades-odeiam-a-televiso/>. Acesso em: 15 jul. 2015.

FOLHA DA TARDE. O veículo do século faz 50 anos. Folha da Tarde, São Paulo, 14 ago. 1989. Disponível em: < http://almanaque.folha.uol.com.br/ilustrada_14ago1989.htm>. Acesso em: 15 jul. 2015.

GINGA. Sobre o Ginga. Ginga, 201?. Disponível em: <http://www.ginga.org.br/pt-br/sobre>. Acesso em: 21 jul. 2015.

JUNIOR, Gabriel Priolli. A TV Pública é importante? Cult, 2010. Disponível em: <http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/a-tv-publica-e-importante/>. Acesso em: 15 jul. 2015.

LEITE, Alexandra. Diálogo possível estréia na TV Universitária. Boletim, n. 1213, 2 dez. 1998. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1213/pag3.html>. Acesso em: 17 jul. 2015.

MAGALHÃES, Cláudio. TV Universitária: uma TV diferente. 2003. Disponível em: <http://kat.ihmc.us/rid%3D1071923129369_1939518149_1127/TV%2520Universit%25C3%25A1ria.doc+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 15 jul. 2015.

MAGALHÃES, Cláudio. Apresentação. In: RAMALHO, Alzimar Rodrigues. Mapa da TV Universitária Brasileira: versão 3.0. São Paulo: Anadarco Editora Comunicação, 2011, p. 3-6. Disponível em: < http://www.abtu.org.br/site/wp-content/uploads/2013/07/Mapa-da-TV-Universitaria-Brasileira.pdf >. Acesso em: 15 jul. 2015.

MAGALHÃES, Cláudio Márcio. Os sinos e a TV universitária: o papel das IES e suas emissoras em tempos de convergência. XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, Recife, PE, 2011. Anais... Recife, PE. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-3132-1.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2015.

MIRANDA, Alexandre Reis de. TV UFMG põe no ar seus primeiros programas. Boletim, n. 1280, 14 jun. 2000. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1280/pag4.html>. Acesso em: 17 jul. 2015.

NTRU. O núcleo. Núcleo de Televisão e Rádio Universitárias da Universidade Federal de Pernambuco. 2009. Disponível em: <http://www.ntvru.ufpe.br/index.php?option=com_content&view=article&id=108&Itemid=71>. Acesso em: 17 jul. 2015.

PENA, Felipe. Estética, pluralidade e cidadania nas tevês universitárias. In: ABTU. Dossiê TV Universitária: 45 anos de experiência. Revista ABTU: TV Universitária + TV Pública, Associação Brasileira de Televisão Universitária, São José dos Campos,
2013, p. 24-26. Disponível em: <http://www.abtu.org.br/WebSite/wp-content/uploads/2013/07/Revista-ABTU-00.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.

RAMALHO, Alzimar Rodrigues. Mapa da TV Universitária Brasileira: versão 3.0. São Paulo: Anadarco Editora Comunicação, 2011. Disponível em: < http://www.abtu.org.br/site/wp-content/uploads/2013/07/Mapa-da-TV-Universitaria-Brasileira.pdf >. Acesso em: 15 jul. 2015.

TAVARES, Olga Maria. A TV Universitária Digital Interativa & Redes Sociais: a convergência possível. Verso e Reverso, São Leopoldo, v. 25, n. 60, p. 165-171, set-dez. 2011. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2011.25.60.03/59>. Acesso em: 21 jul. 2015.

TV BRASIL. Sobre a TV. TV Brasil, 2015. Disponível em: <http://tvbrasil.ebc.com.br/sobreatv >. Acesso em: 17 jul. 2015.

TV UFMG. TV UFMG, 2014. Disponível em: <http://tvufmg.blogspot.com.br/p/tv-ufmg.html>. Acesso em: 17 jul. 2015.

UNESCO. A televisão universitária no Brasil: Os meios de comunicação nas instituições universitárias da América Latina e Caribe. Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura – Unesco, 2004. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139903por.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.

UNIVERSIA. TV UFMG estréia dois novos programas no canal 15. Universia, 17 jun. 2003. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2003/06/17/554237/tv-ufmg-estreia-dois-novos-programas-canal-15.html>. Acesso em: 17 jul. 2015.


  • Sobre Redes Sociais: jornalismo e audiovisual na Internet

BAHR, Michael. O significado das palavras: El Chavo del Ocho e Chaves. 9º ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA; Universidade Federal de Ouro Preto, mai./jun. 2013. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-sonora/o-significado-das-palavras-el-chavo-del-ocho-e-chaves>. Acesso em: 21 jul. 2015.

BECKER, Beatriz; TEIXEIRA, Juliana. Um panorama da produção jornalística audiovisual no ciberespaço: as experiências das redes colaborativas. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 40, dezembro de 2009. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/6316>. Acesso em: 20 jul. 2015.

BOYD, D.M.; ELLISON, N.B. Social network sites: definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v.13, n.1, 2007. Disponível em: <http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html>. Acesso em: 22 Jun. 2010.

CARDOSO, Kahuê Souza; FERNANDES, Vinícius dos Santos; MENOSSI, Mariana Soila. Marketing de otimização de busca, 2010, f. Il. ; enc. Monografia. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, Marília, 2010. Disponível em:
<http://www.univem.edu.br/servico/aplicativos/mestrado_dir/dissertacoes/MARKETING_DE_OTIMIZA%C7%C3O_DE_BUSCA_1206_pt.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.

CAVALCANTI, Maria Emília Tavares Varela; NETO, Manoel Pereira da Rocha. O uso das redes sociais na prática do jornalismo colaborativo. Quipus: Revista das Escolas de Comunicação, Artes e Educação, Londrina, v. 4, n. 1, dez. 2014/maio.2015, p. 65-78. Disponível em: <https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/703/575>. Acesso em: 14 jul. 2015.

COMSCORE. The State of Social Media in Brazil and the Metrics that Really Matter. comScore, 16 set. 2014. Disponível em: <http://www.comscore.com/Insights/Presentations-and-Whitepapers/2014/The-State-of-Social-Media-in-Brazil-and-the-Metrics-that-Really-Matter>. Acesso em: 14 jul. 2015.

COUTINHO, Marcelo. Relevância e audiência: a importância do capital social. In: FERNANDES, Manoel (org.). Do Broadcast ao Socialcast: como as redes sociais estão transformando o mundo dos negócios. São Paulo: W3 Geoinformação, 2009, p. 49-55. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/Boudoux/do-broadcast-ao-socialcast>. Acesso em: 14 jul. 2015.

CRUZ, Ruleandson do Carmo. Redes sociais virtuais: premissas teóricas ao estudo em ciência da informação. TransInformação, Campinas, ed. 22, v.3, p. 255-272, set./dez., 2010. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/499/479>. Acesso em: 21 jul. 2015.

D’ANDRÉA, Carlos. Conexões intermidiáticas entre transmissões audiovisuais e redes sociais online: possibilidades e tensionamentos. XXIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, Belém, PA, 2014. Anais... Belém, PA. Disponível em: <http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT01_COMUNICACAO_E_CIBERCULTURA/_artigodandreacompos2014_2130.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2015.

FELIZ, Cristina. Mídias digitais – produção de conteúdo audiovisual para mídias digitais. Web & Television network. Maio, 2009. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/cfelix30/produo-audiovisual-para-mdias-digitais>. Acesso em: 15 jul. 2015.

HENRIQUES, Sandra. As Manifestações no Brasil e a formação de redes sociais móveis no contexto da sociedade atual. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.10, n.1, p.211-226, maio 2014. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/660/471>. Acesso em: 20 jul. 2015.

JÚNIOR, Miguel A. de Oliveira. As redes sociais como criadoras e propagadoras da notícia. ECCOM, Revista de Educação, Cultura e Comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Lorena, v. 5, n. 10, jun./dez. 2014. Disponível em: <http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/viewFile/1110/874>. Acesso em: 14 jul. 2015.

MOREIRA, W. Os colégios virtuais e a nova configuração da comunicação científica. Ciência da Informação, v.34, n.1, 2005. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/635/563>. Acesso em: 1 abr. 2009.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Transformações no jornalismo em rede: sobre pessoas comuns, jornalistas e organizações; blogs, Twitter, Facebook e Flipboard. Intexto, Porto Alegre, v. 2, n. 25, p. 130-146, dez. 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/intexto/article/viewFile/24309/14486>. Acesso em: 15 jul. 2015.

RAMALHO, Alzimar Rodrigues. Mapa da TV Universitária Brasileira: versão 3.0. São Paulo: Anadarco Editora Comunicação, 2011. Disponível em: <http://www.abtu.org.br/site/wp-content/uploads/2013/07/Mapa-da-TV-Universitaria-Brasileira.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.

RECUERO, Raquel da Cunha. O que é mídia social? Raquel Recuero, 02 out. 2008. Disponível em: <http://www.raquelrecuero.com/http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/o_que_e_midia_social.html>. Acesso em: 14 jul. 2015.

RECUERO, Raquel da Cunha. Redes sociais na Internet: considerações iniciais. IV ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA XXVII INTERCOM, Porto Alegre, RS, 2004. Anais... Porto Alegre, RS. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquelredes-sociais-na-nternet.pdf>. Acesso em 10 out. 2009.

RECUERO, Raquel da Cunha. Redes sociais. In: SPYER, J. (Org.). Para entender a Internet: noções, práticas e desafios da comunicação em rede. 2009a. Disponível em: <http://stoa.usp.br/oerworkshop/files/1333/7925/Para+entender+a+Internet.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2009.

RECUERO, Raquel da Cunha. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009b. (Coleção Cibercultura). Disponível em: <http://www.redessociais.net/cubocc_redessociais.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2009.

SANTINI, Rose Marie; CALVI, Juan C. O consumo audiovisual e suas lógicas sociais na rede. Comunicação, mídia e consumo São Paulo, ano 10, vol. 10, n. 27, p. 159-182, 2013. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/531>. Acesso em: 15 jul. 2015.

SANTOS, Raissa Nascimento dos; NETO, José Cavalcanti Sobrinho; PAIVA, Cláudio Cardoso. Manifestações sociais em rede: Jornada de Junho 2013. VIII Simpósio Nacional da ABCiber - COMUNICAÇÃO E CULTURA NA ERA DE TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS ONIPRESENTES E ONISCIENTES, Escola Superior de Propaganda e Marketing, SP, dezembro de 2014. Disponível em: <http://www.abciber.org.br/simposio2014/anais/GTs/raissa_nascimento_dos_santos_87.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2015.

SILVEIRA, Leonardo. Geração e difusão social de conhecimento nas redes sociais audiovisuais do ciberespaço. 3º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, Recife, PE, 2010. Anais... Recife, PE. Disponível em: <http://portais.fieb.org.br/portal_ead/component/content/article/24-educacao/143-geracao-e-difusao-social-de-conhecimento.html>. Acesso em: 15 jul. 2015.


  • Sobre plataformas móveis e novas mídias

BALDRATI, Breno. Popular entre jovens, Snapchat cresce no Brasil. Gazeta do Povo, 16 mar. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/tecnologia/popular-entre-jovens-snapchat-cresce-no-brasil-b00ruo2obeskbhlr4wqr8i98u>. Acesso em: 21 jul. 2015.

BARBOSA, Suzana; NOGUEIRA, Leila; SILVA, Fernando Firmino. A atuação jornalística em plataformas móveis. Brazilian Journalism Research, Vol. 09, n. 02, 2013. Disponível em: <http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/549/489>. Acesso em: 7 jul. 2015.

BBC. BBC launches WhatsApp Ebola service. BBC, 16 out. 2014. Disponível em: <http://www.bbc.com/news/world-africa-29573964>. Acesso em: 21 jul. 2015.

CHADWICH. Nicole. Revolutionzing the newsroom: How online and mobile technologies have changed broadcast journalism. Elon Journal of Undergraduate
Research Communications, Vol. 5, nº 1, 2014, pág. 1-3. Disponível em: <http://www.studentpulse.com/articles/969/revolutionizing-the-newsroom-how-online-and-mobile-technologies-have-changed-broadcast-journalism>. Acesso em: 14 jul. 2015.

CUNHA, Thaís. Correio estreia no aplicativo Periscope em entrevista com Darlan Cunha. O Correio Braziliense, 29 maio 2015. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2015/05/29/interna_tecnologia,484972/correio-estreia-no-aplicativo-periscope-em-entrevista-com-darlan-cunha.shtml>. Acesso em: 21 jul. 2015.

FÁBRICA DE APLICATIVOS. O criador de aplicativos mais fácil de usar. Fábrica de aplicativos, 2015. Disponível em: <http://fabricadeaplicativos.com.br>. Acesso em: 21 jul. 2015.

GENDRI, Gustavo. Governo abandona Ginga, sistema de interatividade para TV digital. Notícias da TV, 23 jan. 2014. Disponível em: <http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/opiniao/governo-abandona-ginga-sistema-de-interatividade-para-tv-digital-1796>. Acesso em: 21 jul. 2015.

JENKINS, Henry. Convergence, I diverge. MIT Technology Review. 1 Jul 2001. Disponível em: < http://www.technologyreview.com/article/401042/convergence-i-diverge/>. Acesso em: 7 jul. 2015.

NYT. My Travels With Pope Francis in Latin America. The New York Times, 2015. Disponível em: <http://www.nytimes.com/popetrip>. Acesso em: 21 jul. 2015.

OLHAR DIGITAL. New York Times começa a publicar notícias pelo WhatsApp. Olhar Digital, 7 jul. 2015. Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/new-york-times-comeca-a-publicar-noticias-pelo-whatsapp/49614>. Acesso em: 21 jul. 2015.

PERISCOPE. Quem somos. Periscope, 2015. Disponível em: <https://www.periscope.tv/about>. Acesso em: 21 jul. 2015.

QUESTÕES contemporâneas do jornalismo.Snapchat: o jornal do futuro. Questões contemporâneas do jornalismo, 26 mar. 2015. Disponível em: <https://questoescontemporaneasjornalismo.wordpress.com/2015/03/26/snapchat-o-jornal-do-futuro>. Acesso em: 21 jul. 2015.

TV UNIBH. Estamos no Periscope! TV UniBH, 18 jun. 2015. Disponível em: <https://www.facebook.com/unibh.tv/photos/a.336339166433066.78133.219429681457349/869461966454114/>. Acesso em: 21 jul. 2015.

TV UNIVAP. Galeria de aplicativos: TV Univap. Fábrica de Aplicativos, 2015. Disponível em: <http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/tv_univap_interativa#gsc.tab=0>. Acesso em: 21 jul. 2015.

UCS TV. UCS TV, 15 set. 2014. Disponível em: <https://itunes.apple.com/br/app/ucs-tv/id910423716?mt=8>. Acesso em: 21 jul. 2015.

UNOWEBTV. UnowebTv, 2015. Disponível em: <http://www.unochapeco.edu.br/unowebtv>. Acesso em: 21 jul. 2015.

WHATSAPP. Como funciona. Whatsapp, 2015. Disponível em: <http://www.whatsapp.com>. Acesso em: 21 jul. 2015.

WESTLUND, Oscar. Mobile news. Digital Journalism. Vol. 1, Nº 1, 2013, p. 6-26. Disponível em: < http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/21670811.2012.740273>. Acesso em: 7 jul. 2015.


  • Sobre comunicação institucional

BRANDÃO, Elizabeth; CARVALHO, Bruno. Imagem Corporativa: marketing da ilusão. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2009. p. 189-205.

NEVES, Roberto de Castro. Comunicação Empresarial Integrada. Rio de Janeiro: MUAD, 2004.
MONTEIRO, Graça França. A Notícia Institucional. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2006. p.140-160.

REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Jornalismo empresarial: teoria e pratica. São Paulo: Summus, 1984.

ROCHA, Everardo. BARROS, Carla. Entre mundos distintos: notas sobre comunicação e consumo em um grupo social. In: BACCEGA, Maria Aparecida. In: Comunicação e Culturas do Consumo. São Paulo. Atlas. S.A., 2008.

VILAS BOAS, Sergio. O Estilo magazine: o texto em revista. São Paulo Summus, 1996.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

CRUZ, Cassiana Maris Lima. Comunicação organizacional e pressupostos da comunicação integrada: a experiência em uma universidade. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 6, n. 11, jan./jun. 2007.


  • Sobre entretenimento levado a sério

CANNITO, Newton. A televisão na era digital.

KELLINGSON, Catherine. Produção e Direção para TV e Vídeo. Rio de Janeiro: Elselvier, 2007.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 5ª ed. São Paulo: Editora SENAC, 2000, 244 p.

MISBURGER, Robert B. Roteiro para mídia eletrônica: TV, rádio, animação e treinamento corporativo. Rio de Janeiro, Elsevier, 2008.

ROBERTS-BRESLIN, Jan. Produção de Imagem e Som. Rio de Janeiro: Elselvier, 2009.

WATTS, Harris. On camera – O curso de produção de filme e vídeo da BBC. Summus.

ZETTL, Herbert. Manual de produção de Televisão. São Paulo: Cengage Learning, 2011.